Ambiente  natural que permite a investigação histórica.

A Trilha Arqueológica Fortaleza da Barra, também chamada de Trilha da Oração, é um santuário Arqueoastronômico. Nela encontra-se um conjunto de Monumentos Megalíticos, que são pedras que estão posicionadas de forma estratégica, que mostram exatamente quando ocorrem os fenômenos de solstício e equinócio, e também determinam a direção norte-sul.

E por ter uma estrutura turística organizada, e que respeita o ambiente, é, além de tudo uma ótima referência de preservação e respeito ao meio ambiente.

As trilhas são cuidadas, e preservas possibilitando vivência ecológica de nível muito elevado em relação às demais trilhas na ilha de Florianópolis. Isso por si já instrui ao cuidado do meio ambiente e à valorização de sua preservação.

Logo na chegada, toda experiência dessa trilha arqueológica é recepcionada e mapeada com um vídeo de apresentação, ambientando o visitante sobre o lugar, feita pelo historiador Adnir Ramos que pesquisa os monumentos deste Sítio Arqueológico desde 1986.

Trilhas muito bem mapeadas

Inicialmente é necessário um esforço para subida, porém pontes de madeira, escadas de tocos de árvores colocadas com muito cuidado, torna o trajeto seja confortável – apesar de alguns partes serem de complexidade média, o visitante tem opção de se apoiar em cordas muito bem posicionadas.

Ao iniciar a trilha já é observado pequenas vertentes possível de parada para molhar as mãos, e até o rosto.

A subida é longa porém locais no meio da subida, com bancos de toras de árvores proporcionam descanso.

Durante essa subida, várias árvores, com flores, frutos e sementes nativas exalam cheiros da mata.

No topo, temos um local chamado de Dólmen da oração, e já ali as pedras merecem atenção à sua geolocalização. A pedra apoiada em pedras menores, o que a caracteriza como um Dólmen. Supõe-se que essa pedra foi colocada nesse lugar.

Embaixo dela é formada uma espécie de cama, onde é possível ver o nascer do sol e as principais estrelas próximas dos trópicos. A cena mais incrível é ver as plêiades, ( explica),o cinturão de Orion e Sirius entre as suas aberturas. Para os geobiólogos, esse é um ponto energético capaz de produzir curas.

Nos dias de solstício tanto no verão como no inverno o sol ao nascer se posiciona em linhas estratégicas formando marcos – estão nisso todas as pautas da pesquisa do historiador e guardião do lugar, o pesquisador que é o proprietário do lugar é um historiador muito respeitado por suas pesquisas.

Observatório dos Equinócios

Encostando a cabeça na pedra marcada por um círculo e olhando na direção do mar, você pode ver um pequeno triângulo formado entre duas pedras. Esse é o ponto onde se observa a passagem do disco solar no início da primavera e do outono. Ao lado, existe uma fenda onde é possível ver o pôr do sol nas mesmas datas.

Pedra virada

Essa grande pedra é formada de quartzo em cima. Esse tipo de formação só é possível a 2 mil graus de temperatura, ou seja, não teria como ter se formado em contato com o ar. Então, de acordo com estudos foi constatado que essa pedra também foi posta naquele lugar. Embaixo dela é formada uma espécie de cama, onde é possível ver o nascer do sol e as principais estrelas próximas dos trópicos. Dizem que a cena mais incrível é ver as plêiades, o cinturão de Orion e Sirius entre as suas aberturas. Para os geobiólogos, esse é um ponto energético capaz de produzir curas.
A experiência de deitar sobre a a pedra do Observatório da Pedra Virada é única. Se sentir embaixo de uma pedra gigante é também um pouco assustador. Mas no geral proporciona um momento de tranquilidade, por fim.

Mirante da Baleia

Do ponto mais alto do morro, 200 metros de altitude é possível ver a ilha de Florianópolis em 360 graus.

Menir Central

Conforme o guia do mapeamento é descrito que existem linhas de energia telúricas em volta da terra e essas energias foram demarcadas com menires e dólmen na pré-história. 

A informação é  que faz muito bem abraçar a pedra durante alguns instantes e absorver a energia emanada por ela.

O momento propõe uma experiência.

Discussão

As pedras que estão posicionadas de formas tão precisas, possibilitando que o sol, em sua posição exata ao nascimento no ponto do solstício, marcam quase que com um traço certeiro como um relógio natural digno de observação e estudo.

As pesquisas das formações rochosa e seu posicionamento e tempo sugere que realmente não podem ter sido posicionadas por ações naturais e sim com interferência humana. Seriam os seres ancestrais capazes de modernas tecnologias ou dotados de outras formas percepções?

Agende horário para visitação guiada.

É cobrado um valor simbólico usado para manutenção e limpeza do lugar. Justo.

Location

Fortaleza da Barra,Florianópolis,Santa Catarina,Brasil